O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania lançou, nesta sexta-feira (14), um programa de videocast (podcast com conteúdo em vídeo) para discutir assuntos relacionados ao tema. Os direitos humanos para quem? programa, apresentado pelo ministro Silvio Almeida, vai convidar secretários da pasta, artistas e pessoas engajadas no assunto.
Segundo o ministro, o objetivo do programa é explicar à população que os direitos humanos devem fazer parte da vida de todos os brasileiros.
“Nos últimos tempos, temos visto uma distorção sobre o significado dos direitos humanos. Nossa missão é tentar repensar essa questão, que é fundamental para fazermos deste país um país decente, um país melhor”, afirmou.
O primeiro entrevistado de videocast foi a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do ministério, Isadora Brandão.
Isadora disse que o papel da secretaria é chamar a atenção para a existência de minorias que são esquecidas pela sociedade. Ela explicou que, mesmo partindo do entendimento de que todos têm uma essência humana comum, e direitos iguais, há pessoas que, por motivos diversos, ficam à margem de um olhar e atenção. “Ou seja, há pessoas que, pelas condições económicas, sociais e de vulnerabilidade em que se encontram, são totalmente invisíveis”.
O secretário citou as ações do ministério no combate ao trabalho escravo doméstico e lembrou que, nessa situação, é negada à pessoa a construção autônoma de sua vida. “É uma relação de posse em que há limitação da liberdade, da capacidade de se autodeterminar. Isso envolve condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, falta de salário. Muita gente ainda hoje trabalha em troca de teto, abrigo e alimentação. ”
Os programas podem ser assistidos nas páginas oficiais da pasta nas plataformas YouTube, Spotify e Deezer.