O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quinhão na noite deste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Abóbada da Sociedade de Estados Ladino-Americanos e Caribenhos (Celac) e Ligação Européia. O embarque está prognosticado para as 22h, na Pedestal Aérea de Brasília. Haverá paragem técnica para reabastecimento no Aeroporto Internacional do Recife. De tratado com a agenda solene divulgada velo Palácio do Meseta, a augúrio de acesso à imprescindível belga é às 16h10, horário sítio (11h10 no horário de Brasília).
Ao todo, murado de 60 líderes estrangeiros dos países que compõem os blocos devem participar do colisão, que acontecerá oficialmente nos dias 17 e 18. a recontro contra a desnutrição e os crimes transnacionais.
Embora jamais esteja entre os principais temas da 3ª Abóbada CELAC-Ligação Européia, as negociações para a acabamento do tratado de vago transacção entre os países do conjunto europeu e o Mercosul podem ser objeto de conversas. O Mercosul compreende Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Segundo o Itamaraty, Lula levará ao ocorrência o posicionamento brasílio em alistamento às últimas exigências do conjunto europeu para legalizar a assinatura do concórdia – que incluem, entre outras coisas, a augúrio de multas em acontecimento de descumprimento obrigações ambientais.
Agenda
Embora ainda jamais esteja totalmente fechada, a agenda do presidente Lula prevê encontros com lideranças políticas e empresariais europeias.
O superintendente do gestão brasílio se reunirá com o régio da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do nação anfitrião, Alexandre De Croo. Igualmente foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.
Na segunda-feira (17), Lula participará do Fórum Empresarial Ligação Européia – América Latina, pela manhã. À tarde, acontece a sessão de rombo do Celac. No dia seguinte, acontece a Abóbada Celac-Ligação Européia. O regressão a Brasília está marcado para quarta-feira (19).