Termina às 22h deste domingo (16) o prazo oferecido a todo e algum cidadão para exibir sugestões de políticas públicas e ações governamentais a serem adotadas velo gestão federalista. Através Plataforma digital Brasil Participativoé exequível apontar quais políticas governamentais devem ser priorizadas, bravo porquê amparar propostas apresentadas por outras pessoas.
Até levante sábado (15), mais de 1,28 milhão de pessoas colaboraram com a iniciativa de consulta participativa instituída velo Raso Plurianual (PPA Participativo), necessário ferramenta de planejamento orçamentário de mediano prazo do Executivo.
Na plataforma, o cidadão pode apontar quais programas de gestão devem ser priorizados. Lá disso, podem ser apresentadas propostas para utilização do orçamento federalista, bravo porquê esteio expresso a propostas já apresentadas por terceiros. Isso pode ser concluído simplesmente entrando em uma operação Gov.br.
Em sua reta final, a plataforma contabiliza 7.677 propostas; mais de 1,35 milhão de votos e quase 3,7 milhões de acessos, entre 1.284.386 participantes.
Segundo a Repartição de Informação Civil (Secom), nos primeiros seis meses de administração, a iniciativa “promoveu único principal área de palestra e engajamento com a população, permitindo que a associação colabore ativamente na composição de políticas públicas e orientações para a emprego de recursos governamentais nos próximos quatro anos (2024/2027)”.
Caravanas
O PPA Participativo igualmente realizou atendimentos presenciais, as chamadas Caravanas do PPA, com trajetos já concluídos em todas as unidades federativas. O ciclo das plenárias estaduais mobilizou tapume de 35 milénio pessoas nas 27 reuniões.
A iniciativa da consulta popular foi citada diversas vezes pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Quem vai ortografar a conto do Planejamento será o turba brasílico. Vamos apoiar no PPA o que o turba quer; e inutilizar onde as pessoas precisam. Diga o que quiser para o Brasil”, disse o ministro em maio, durante tertúlia em Castelo.